domingo, 26 de dezembro de 2010

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA - 27.12 Guimarães

A candidatura LuisBotelho2011 convida todos os Senhores Jornalistas para uma conferência de imprensa a realizar no dia 27 de Dezembro, no Hotel de Guimarães, em Guimarães, pelas 15h00. Este será o último momento de contacto com a imprensa antes do depósito final da documentação restante, junto do Tribunal Constitucional. Na agenda serão incluídos os seguintes pontos:

1. Exposição de casos de coacção de Presidentes de Junta sobre cidadãos proponentes desta candidatura (nos concelhos de Guimarães, Barcelos, ...)

2. Falta de colaboração na emissão das certidões de eleitor por parte de algumas juntas de freguesia


3. Denúncia de obstrução à recolha de assinaturas em algumas superfícies comerciais (Guimarães, Porto, ...)


4. Falta de pluralismo / isenção / igualdade de tratamento no serviço público de televisão, conforme tem alertado o próprio Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.


5. Manipulação do processo político por parte do bloco PS-PSD (legislação eleitoral / nomeação de Juízes para o Tribunal Constitucional / abuso de posição dominante nas Juntas de Freguesia), sendo possível minorar este controlo, permitindo a certificação da capacidade eleitoral pelos serviços (técnicos) do Ministério da Administração Interna (STAPE), conforme N/ proposta já apresentada no ano de 2006.


6.
Análise da correspondência pendente com a Comissão Nacional de Eleições, Presidência da República e Conselho de Administração da R.T.P.


Perante tudo isto, denunciaremos a forma como o actual regime - embora formalmente democrático - cínica e capciosamente organiza todo o processo eleitoral no sentido da exclusão das candidaturas independentes, à semelhança do que já ocorreu nas presidenciais 2006.

Não podemos aceitar que, sob uma aparência de legalidade, o actual regime demonstre uma hermeticidade já comparável, senão maior, que a do regime anterior diante da candidatura independente de Humberto Delgado em 1958.

Se este regime quer ser tido por democrático, terá de parecê-lo.
Por ora, nem é nem parece!

Gabinete de Candidatura, LuísBotelho2011